top of page

Se inspirar ou copiar?Qual a diferença



Inspiração é você receber uma influência de alguém ou algum trabalho que você admira, para criar algo diferente e com sua personalidade.


Cópia é tentar fazer igualzinho sem personalidade do jeito que viu, o famoso OLHÔMETRO!


Resumindo é isso.


Mas a questão é....


Como se destacar em um mundo onde nada de cria tudo se copia?


Quando comecei a criar minhas receitinhas lá em março de 2021, fui acusada de copiar outra designer. Depois daquilo eu pensei muito se queria continuar, pois naquele tempo, ser uma grande Designer de receitas estava muito longe da minha realidade. Eu tinha pouca experiência e nenhuma autoconfiança. As vezes vejo artesã se acusado de plágio nos stories do Instagram,

ou pessoas apontando o dedo para outras acusando-as de plágio. Mas, antes de sair militando precisamos conhecer o trabalho da pessoa, precisamos entender os conceitos que ela usou, as fontes de inspiração e seu sentimento no processo criativo. Eu por exemplo, passo meses criando o conceito de uma receita de um personagem que já existe, não é fácil ir muito longe quando o personagem já tem características e cores pré definidas. Porém, somente eu sei o quanto eu pesquisei e trabalhei e todo o sentimento que tive para ter uma receita única.


Todos tem um processo criativo... Todos somos diferentes e capazes de criar algo único e cheio de personalidade, mesmo que seja um personagem com várias receitas no mercado.


Não sintam medo de criar, e busquem inspiração em várias fontes diferentes. Uma coisa que NÃO FAÇO é buscar inspiração em outros amigurumis. Sempre busco bonecos, funkos, fanart, o conteúdo original do personagem (filmes, livros, quadrinhos, séries, curtas). Deixo essa dica para vocês também.


Criem.... LIBERTE SUA CRIATIVIDADE.!!


O olhômetro te limita, pode até não parecer uma atitude ruim, mas se colocar no lugar daquela pessoa que passou semanas pensando no padrão que é copiado, vai te ajudar a ter maior empatia e crescer ainda mais no mercado.



Se algum cliente te pedir igualzinho da foto e você não puder ter acesso naquela receita, ofereça algo único e exclusivo que você criará para ela, isso sim vai valorizar ainda mais seu trabalho, e fidelizar seu cliente.

Não tenha medo de criar....


Finalizo com dois conselhos ✨❤️


Não acusem os outros de plágio, pois nunca vamos saber o sentimento da pessoa no seu processo criativo.


Não entrem nessas brigas, pois elas sugam sua sanidade e propagam energias negativas.



181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page